segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

TOZINSKY VENCE MAURICINHO KARAMAZOV

Não se enganem os desavisados. O sorriso do amigo Mauricín "Delfos"¹ Karamazov esconde um profundo e amargo pesar! Na noite de 07/02/11, Mauricín Karamazov foi derrotado pelo "brilhantismo" de Dud's Tozinsky. A abertura foi o conhecido 'gambito' do peão do bispo da dama. Karamazov obteve uma vantagem posicional logo após a caracterização da abertura, ameaçando capturar o importante e mal protegido peão do Cavalo da Dama das brancas. O perverso colocou três peças atacando o infeliz peão, enquanto Tozinsky  adiantava seus próprios peões e peças médias em direção ao Rei Preto já rocado. Ao introduzir um peão na sexta fileira, logo acima do Rei Preto e sem possibilidades de ataque sobre ele, Tozinsky sentiu confiança para sacrificar algumas peças em troca de melhoramento posicional. O camarada Karamazov já estava babando de vontade de xequematar, e não se fez de rogado ao tomar um cavalo oferecido em sacrifício!   Esse foi seu o erro final e fatal, pois afastou ainda mais sua rainha da proteção do Rei Negro! Tozinsky então ganhou mais um tempo para alinhar sua dama na coluna já ocupada por sua torre, na sétima fileira. Karamazov, apavorado, alocou sua torre da oitava para a  sétima fileira, a fim de defender-se do cheque iminente. Mas não contava com a transferência da Torre Branca para a coluna da Torre do Rei Negro, o que o levou, após um cheque, a perder sua Torre do outro lado do tabuleiro, a mesma que ele tinha acabado de realocar para a sétima! A partir daí, seu inexorável raciocínio foi acometido por algum tipo senil, afetado e desastrado de vertigem, e ele cometeu o lapso de "entregar" a Rainha em uma retirada descoberta de seu Bispo Branco que a protegia da Rainha Branca. O descuido foi tão absurdo que, perdoado pelo benevolente Dud’s, permitiu-se a volta da Dama Preta ao jogo. O irregular artifício, contudo, não se mostrou favorável às negras! Após um movimento desesperado com vistas a abrir "rotas de fuga” para o Rei Negro, Mauricín "Delfos" Karamazov levou mate em dois lances! Na foto abaixo ele sorri com seu "braço direito", o Bispo Preto, “amputado” no início do jogo. Este foi o motivo atribuído pelo amigo Karamazov para sua derrota. A derrota é injustificável; mas a desculpa é livre e optativa!! Mantendo o bom humor, M. Karamazov mostra que é o melhor perdedor do Banquinho do Xadrez, já que leva tudo na esportiva, sempre atribuindo suas derrotas a seus próprios lapsos enxadrísticos..., e nunca aos méritos dos adversários!
 Típico! 
Nota¹: Delfos foi um santuário oracular consagrado a Apolo, edificação muito antiga, localizada no cimo de uma escarpa rochosa e em frente a um sombrio abismo, a sudoeste do monte Parnassos, Grécia. No templo estavam escritas "as sete máximas dos sábios". Dentre elas vale lembrar: "Conheça-te a ti mesmo"; e "Nada em excesso". Eu acrescentaria: "Nada de ti mesmo em excesso Mauricín!"

Um comentário:

  1. Como testemunha ocular do ocorrido, afirmo que o sorriso foi só na hora da foto. Ele ficou puto e enraivecido.Mexeu e remexeu as peças pra mostrar que perdeu apenas por um lapso. Mas a verdade é que foi praticamente "estuprado" no tabuleiro. Até pode voltar o lance onde perdia a rainha, mas não adiantou.

    SAIMOV KASPAROV - O IMPARCIAL

    ResponderExcluir