sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Oração pagã

Agradeço aos obstáculos espermicidas que bloquearam a chegada ao óvulo de meus irmãozinhos gametas. Aquela sim foi uma maratona concorrida. Eu contra centenas de milhões de ávidas células haplóides loucas para se aconchegarem na pequena oosfera perfumada! Meu primeiro grande teste de resistência e vitalidade. Ainda me lembro da irresistível atração exercida por aquele minúsculo sol de vida! Não, sou um mentiroso, na verdade não me lembro, apenas "viajei"..., mas bem pode ter sido assim...


Agradeço as condições especiais da sociedade e da demografia humana que permitiram com seus já abundantes recursos na década de setenta que eu sobrevivesse ao parto, vencendo assim meu segundo grande teste, o nascimento.


Agradeço as condições específicas da natureza químico-física e cósmico-planetária que permitiram o surgimento de vida auto-reprodutiva e mutante neste orbe em particular.

Agradeço aos valentes antepassados de minha espécie que lutaram, mataram, caçaram e experimentaram a fauna e a flora para distinguir o que era ou não comestível, suprindo as necessidades alimentares dos bandos primitivos. Agradeço aos que morreram nestas experiências vitais. Agradeço aos que passaram por desoladoras, dolorosas e enlouquecedoras tragédias e privações pessoais, familiares e tribais para que a espécie continuasse prosperando, até que chegasse a vez de minha combinação genética particular dar o salto da latência para a vivência.

Agradeço aos ancestrais Cro-Magnons que chacinaram os Neandertais e garantiram o espaço de expansão de nossa egoística subespécie.
Agradeço ao grande meteoro e a subseqüente erupção vulcânica do planalto do Decã que extinguiu os répteis gigantes, abrindo caminho para a evolução dos mamíferos, o que por sua vez pavimentou a trilha para o desenvolvimento do Homo Sapiens.


Agradeço aos antigos sacerdotes e almoxarifes egípcios, sumérios, acadianos e assírios que criaram a linguagem escrita no intuito de gerenciarem os estoques alimentícios reais e públicos, o que permite com que hoje eu venha a lhes prestar homenagem e agradecimentos através deste mesmo artifício simbólico.










Agradeço a estrutura institucional político-estatal do período de minha infância que disponibilizou vacinas e tratamentos sem os quais eu talvez não tivesse chegado à maturidade. Agradeço àqueles que trabalharam para encher, com seus tributos, os cofres públicos, tornando estes benefícios possíveis.


Agradeço aos que instituíram, construíram, plantaram, estabeleceram e estabilizaram todo o complexo edifício sócio-político-cultural desta região habitada do planeta, fornecendo as bases sobre as quais girou a roda da loteria cromossômica, um dia me elegendo para a chance vital da existência.

Agradeço aos imperativos hormonais, enzimáticos e bio-fisiológicos dos mamíferos, que tornaram a reprodutividade do Homo Sapiens uma realidade, e o nascimento dos indivíduos uma probabilidade viável.
Agradeço ao papai e a mamãe por cumprirem inconscientemente a risca os imperativos fisiológicos reprodutivos da espécie, encontrando-se como um par-casal e copulando com relativo sucesso, dando origem ao hibrido dos dois, eu.
Agradeço ao suposto Poder Superior que preside as leis que regem todo este quadrante cósmico, desde sua origem na singularidade do Big Bang, até o presente momento: 16h19min e 09 segundos do dia 13/01/2012 D.C; data-convenção terráquea, de base 10, indexada ao sistema de base 60, que designa um curtíssimo espaço de tempo histórico, mas que oculta um tempo cósmico muito mais denso, dinâmico e contínuo de aproximadamente 20 bilhões de anos terrenos. Agradeço finalmente as anti-leis que regem a aleatoriedade, a entropia, o caos e o acaso, ofertando-me assim ao mundo e o mundo à mim; também sou grato ao infinito pelo brevíssimo período de tempo que me cabe, desde o momento em que apareci na esteira da existência terrena até o dia, logo mais à frente, em que desaparecerei numa volta patética e pouco lamentada à eternidade potencial.

2 comentários:

  1. Muito legal mesmo. Original e espirituoso. Confesso que gostei especialmente do trecho: "Agradeço aos ancestrais Cro-Magnons que chacinaram os Neandertais e garantiram o espaço de expansão de nossa egoística subespécie.
    Agradeço ao grande meteoro e a subseqüente erupção vulcânica do Decã que extinguiu os répteis gigantes, abrindo caminho para a evolução dos mamíferos, o que pavimentou o caminho para o desenvolvimento do Homo Sapiens".

    ResponderExcluir