Que conste nos anais deste Blog que, na noite do dia 15 de janeiro, Dud's Tozinsky, jogando com as pretas, venceu o “Racional Superior” (vulgo "Vair"), no tabuleiro oficial do grupo. Racional abriu com a já conhecida abertura do gambito do peão do bispo da dama, devidamente recusado por Dud's. Após os dois lados desenvolverem suas peças e realizarem o Roque, iniciou-se uma corrida dupla, calculada, em direção ao rei adversário. Quem chegasse primeiro, ganharia. Enquanto Tozinsky avançou os peões do lado do rei, ameaçando o flanco do rei adversário, Vair "Racional Superior” optou por abrir uma fenda na estrutura central de peões, com a provável meta de promover um de seus peões, e de atrair a atenção das pretas para um suposto perigo. A manobra mostrou-se inofensiva, com mate eminente das pretas antes que Vair pudesse ameaçar o rei negro. Com mais esta isca ignorada, como havia sido com o peão do gambito, o ataque de Tozinsky se mostrou fatal ao alcançar o rei adversário com cheques consecutivos. Em pouco tempo, "Racional" já havia perdido material, e também os peões que tentou avançar no centro. O barraco ruiu! Entretanto, Tozinsky teve de promover um peão à dama para que Vair se resignasse! Partida memorável, ao menos para as pretas.
Não sei precisar se assisti a essa partida... Não conheço bem, ainda, todos os aficcionados - quem é mesmo o Racional Superior?
ResponderExcluirBem, este comentário na verdade visa elogiar a forma como foi redigido o texto "Racional Superior versus Dud´s. A partida."
Gostei mesmo. Parabéns.
"Racional Superior" é o Ser Supremo de onde emana o saber que ilumina as cabeças dos seguidores da seita "Mundo Racional", cujo livro sagrado se chama "Universo em Desencanto". Há uns anos atrás, eles costumavam colocar uns “folders” no mesmo calçadão onde jogamos xadrez hoje. (ver:http://www.mundoracional.com.br/). A história é a seguinte: aconteceu que o Srº Ivair, vulgo “Racional Superior”, ótimo enxadrista, chegou ao “banquinho do xadrez”, na praça, como se tivesse acabado de sair da “Cachaçaria Ébrios S/A”. E mesmo naquela lastimável condição conseguiu ganhar três partidas consecutivas. Perguntado sobre se tinha condições de ir pedalando sua bike até em casa, ele confusa e alegremente respondeu: “Minhas vitórias se devem ao meu ‘racional, que é superior (...)’”, apontando para sua descabelada cabeça. Veio-me então à mente os folders que mostravam a evolução humana sob o prisma da seita “Mundo Racional”, que classificava os hominídeos ancestrais em “monstrinhos”, “monstrões”, “monstrengos”, “monstrodontes”, “monstróides”, e por penúltimo, o homo sapiens, último estágio antes da fase só alcançada e vivenciada pelo “Racional Superior”. Aqueles folders ficavam expostos justamente no lugar onde o “Vair” cambaleava após suas folgadas vitórias sobre o Dud’s, o Luquinha e o Bandana. Tudo então ficou claro: aquele era o então o enigmático, arisco e emblemático “Racional Superior”. Daí para o apelido, meu amigo, foi só questão de tempo!
ResponderExcluirUm abraço!