sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Réplica à crítica eufemisticamente chamada de “autocrítica”.

Réplica  à critica eufemisticamente chamada de “autocrítica”.
    Bem, pediram-me, e o editorial esta aí. Pensei, escrevi e encorajei outros a escreverem. Não li  nenhum rearranjo, nem correção, nem  comentário que o tornasse mais sucinto, mais sintético ou mais “adequado”. E olha que o enviei a diversos amigos. Mas observo que  há uma nítida tendência interna "centralizadora e autoritária", que “quer porque quer” achar um "caminho certo", "uma via construtiva", "um nexo intertextual", uma “inserção social”. Ora! Deixe que cada um pense por si e que escrevam de acordo com suas aptidões e preocupações! Com o tempo, gradualmente, os grupos, os interesses e as ações se coadunarão. OU NÃO!!  Isso aqui não é partido político, não é agremiação política, não é o PSTU! É um Blog de enxadristas que gostam de discutir e debater temas diversos!  Se tens a ‘consciência pesada’ por nada fazer pelos desfavorecidos, então aja, faça, atue, voluntarie-se! Existem inúmeras formas de ajudar o próximo. Agora mesmo, por exemplo: estão recolhendo donativos aos desabrigados da região serrana do Rio nas sedes dos DP'S da PM, no Janjão, nos Bombeiros. Eu já o fiz, não como obrigação, não porque estava constrangido por nada fazer a respeito de meus contemporâneos. Conheço o valor da caridade, sei de minhas ações, respondo por elas e não preciso que me lembrem de que vivo em sociedade! Não sigo religiões, nem partidos, nem "ordens", nem ideólogos, nem modas, nem tendências, nem idolatrias ou ícones de qualquer tipo que seja. Tenho ojeriza a ordenamentos, leis, normas jurídicas, regras, prescrições, preceitos, diretrizes, conselhos "bonzinhos" e coisas desta lavra. A autoria de minha vida é minha, e das imposições sociais, econômicas, políticas, profissionais, históricas e geográficas sob as quais vivo. Elas já são mais do que o suportável como determinações e condicionamentos. Não preciso de mais correntes atadas à meus calcanhares. Não sou escravo nem servo de ninguém, além de mim mesmo.
    Quando Vossa Eminência diz que “ninguém” lê além do que escreve, comete um ledo e infantil engano. Esta generalizando, provavelmente querendo refletir e atribuir um comportamento seu aos demais. Tenho lido diariamente tudo o que vem sendo escrito. Achei muito interessante os textos sobre a descriminalização do aborto, esclarecedores. O esforço esta sendo feito. Não fui eu quem colocou “futilidades” no nome e no corpo do Blog. Tenho feito o melhor possível com o pouco tempo que tenho de sobra. Agora, se o senhor não esta satisfeito, que publique neste privilegiado espaço coisas que não sejam vômitos ou futilidades.
   Outra coisa. O termo “vomitar os próprios textos” é um vergonhoso plágio intelectual do Profº Drº Gigante; pois era assim que ele “recomendava” a seus alunos que fizessem com seus escritos, a princípio. Escreva algo que preste como modelo, já que o que foi escrito e postado é vômito egoístico/asfixiante para o senhor.

6 comentários:

  1. Não sou autoritário e tampouco centralizador. Não quero impor minha opinião como a da pequena coletividade de seguidores. Assino o que escrevo e respondo pessoalmente por isso.
    Apenas não vejo sentido em publicarmos textos sem conexão alguma, pois dessa forma fica impossível o debate. Mal um texto é postado e outros totalmente desconexos já lhe empurram para os cantos. Não há tempo para debate.

    Nada pessoal, apenas minha opinião.

    SAYMON

    ResponderExcluir
  2. vcs brigam demais, discutem por muito pouco...
    acredito que li todos os textos apresentados aqui, mas todos somos trabalhadores e temos um curto tempo para escrever... no entanto, ele está sendo bem utilizado...28 postagens em menos d um mês, tá melhor que o meu blog que funciona a um tempão


    abraços

    ResponderExcluir
  3. Não quero tomar partido nessa discussão, até mesmo pq estou dando altas risadas dessa agressividade intelectual.
    Mas, não posso deixar de dizer que acredito mesmo que seria bem melhor se seguíssemos uma linha temática, cujo modelo poderia ser discutido...

    Rafinha Capa Blanca

    ResponderExcluir
  4. Ah, ia me esquecendo. Também não entendo pq algumas pessoas não assinam os textos. Não vejo mal algum e serviria para eu identificar o artífice das letras.

    ResponderExcluir
  5. Então Ebola, justamente por sermos todos trabalhadores e dispormos de tempo limitado, acredito que deveríamos "organizar" o debate. Penso que temos que colocar um tema e dar tempo a reflexão. Do contrário, encheremos o blog de postagens sem que dialoguem entre elas.
    Quanto ao que disse sobre "ninguém ler", acredito realmente que precisamos chamar mais pessoas ao debate, para razermos novas perspectivas e mesmo para ter alguma inserção social e dessa forma, uma melhor organização contribuiria para isso.
    Defendo também que quem postar texto deve assina-los, pois do contrário quem ler toma uma opinião bastante particular pela opinião de todos.
    Assim, todos textos postados como do blog, deveriam ser fruto da aprovação de todos.

    SAIMOV

    ResponderExcluir
  6. A "arte de ignorar objeções" ( Joseph de Maistre) tem papel ativo em qualquer debate. O anonimato e o psedônimo também. Até isso vocês querem controlar. Ninguém deve ser obrigado a assinar nada. Nem deveriam ser "instados" a fazê-lo. Eu só assino o que quero e quando quero. Muitas regras e ordem só geram isso, tensão.

    ResponderExcluir