terça-feira, 10 de maio de 2011

O nonsense do sentido.

Assim não disse Zaratustra? Para quem a vida perdeu o sentido, qual o sentido de se perguntar o sentido? Esta é uma questão válida? O que é mito e o que é realidade no superpovoado e complexíssimo mundo da civilização ocidental? As pessoas fazem filhos para encaixá-los em nomes pré-escolhidos. A fé religiosa se mostrou vã e falsa, não fazendo dos homens seres melhores, exceto em casos muito, muito isolados. A família, para o bem ou para o mal, se desmorona como instituição, seu agregado se desmembra. Os casamentos são comédias públicas mal encenadas e fingimento íntimo mal disfarçado. Se não há como provarmos a realidade, o que dizer da crença na irrealidade fantástica da religião?
-"Herdeiros do século XXI cristão! Bípedes e quadrúpedes! Tomai conta do que não vos pertence!" Gritou o anti-profeta!
-"Os ' homens' não tem preparo psicológico para suportar uma injeção na nádega", que dizer do dia em que as coisas do mundo enegrecerem de vez?
-"O Universo, ouvintes, é uma só e mesma coisa. A separação efetuada arbitrariamente entre coisas e fenômenos é ingênua! Até mesmo a divisão entre 'vivo' e 'não-vivo' é questionável!"
-“Vossa espécie mal acabou de sair das savanas e florestas dos caçadores-coletores e já acredita ter o domínio do mundo físico, químico, bacteriológico, atômico... Vossos instintos e aptidões naturais gritam tão alto pela rude e complexa estrutura de vossas sociedades que ameaçam desconstruir tudo o que construíram”
- "Talvez não sejamos em nada melhores que ou diferentes dos animais. Eles são corajosos perante os mais fracos, e covardes diante dos mais fortes. Apenas criou-se um discurso cheio de eufemismos e justificativas vãs para contradizer esta obviedade. No fundo, a lei do mais forte prepondera"
- “Vossos egos crescem ou diminuem conforme o tamanho e imponência da estrutura que vos abriga, dos ‘títulos’ que carregam e do número em que vos encontram”
- “Buscai o entendimento profundo das belezas e curiosidades da existência, pois logo que se forem, caireis no esquecimento irrecuperável, no repouso absoluto, na inércia perpétua”
_ “Não jogueis fora vossas idéias estapafúrdias, nem vossas idéias plagiadas, nem as inúteis, nem as repetidas, nem as confusas, nem as caducas, nem as superadas, nem as sujas, nem vossas idéias inconsistentes, nem as frágeis, nem as utópicas, nem as francamente idiotas, nem as egoístas, nem as distorcidas pois, neste caso, nenhuma idéia restará para que identifiqueis os detritos restantes”
- "Pareis de pensar como 'homens' e passeis a pensar como seres cósmicos, como entidades pertencentes à uma localidade muito mais vasta que vosso berço terráqueo"
- "Não vos extasiem com vossas ‘vitórias’, nem vos deprimam com vossas ‘derrotas’ pois, toda vitória comporta silenciosas derrotas, assim como as derrotas comportam diversas e insuspeitas vitórias...”

4 comentários:

  1. "irrealidade fantástica da religião".
    Vc consegue provar o que vc escreveu? Então Deus não existe e tudo são fábulas e literatura fantástica?
    Mesmo que eu fosse ateu, jamais acharia adequado me referir às religiões em geral (que seja o pensamento religioso lato sensu) dessa forma.
    Todas as formas de pensar merecem seu respeito, pois todas elas não são mais que o próprio ser humano em sua busca por respostas.

    Rafael Guerreiro

    ResponderExcluir
  2. Ai, ui..., que dor no cotovelo. He, he, he. Ou: Ai, ui, meu cotovelo ta doendo...hehehehe! Ou ainda: Aiiiii....meu cotovelo continua doendo...hehehehe.



    Dúdis, o reticente.

    ResponderExcluir
  3. Foram muito complacentes em categorizar isso que escrevi como "filosofia".Rsrsr. Dúdis.

    ResponderExcluir
  4. Ebolinha se superou novamente! Sempre inovando e melhorando o Blog! Parabéns. Boa idéia!

    ResponderExcluir