sexta-feira, 13 de maio de 2011

SAIMOV KASPARENTO VS DUD'S TOZINSKY . A BATALHA FINAL

Terminou na noite de ontem a partida iniciada aqui no blog no dia 12 de abril. Saimov venceu a segunda, de uma melhor de três, contra Dud’s Tozinsky.
Jogando com as brancas, Saimov fez sua característica manobra para de sacrificar um bispo pelo cavalo adversário. Dizem as más línguas que apenas jogadores medíocres fazem esse tipo de cambio. Digam o que quiserem, nessa troca Saimov dobrou um peão do adversário, que ao final da partida fez diferença.
Após a troca Dud’s Tozinsky manobrou para o roque. Saimov atacou o roque adversário, que acabou sendo frustrado e de quebra ganhou um peão, que no final...
A partir daí Tozinsky assumiu as iniciativas. Saimov abandonou o ataque para consolidar sua estrutura de peões (linha saimoviana).
 Com um jogo agressivo, Tozinsky dobrou torres, colocando o monarca de Saimov na iminência de um mate. Saimov na defensiva e Tozinsky atacando, esse foi o desenho da partida até que o cavalo tozinskyano encontrou uma posição altamente ativa, ameaçando destruir a sólida linha saimoviana, na melhor das hipóteses para Saimov, ou apoiar as torres negras no mate.
Após queimar 90% de seus neurônios Saimov armou a velha arapuca do peão de graça. Tozinsky foi guloso e pegou o peãozinho branco, mal sabia ele que seu rei ficaria cravado.
A partir desse momento a partida se resolveu ao vivo pelo msn. Saimov calculou mal e deu como certa a tomada do cavalo de Tozinsky sem maiores conseqüências. Mas tirando uma jogada de sua maligna mente, Dud’s não apenas salvou o eqüino como capturou a torre de Saimov. Bem, o saldo da manobra foi a troca das duas torres e dessa forma continuou a vantagem de peões de Saimov.
O peão do rei de Tozinsky era uma ameaça clara, pois a coroação era quase certa. Com uma manobra de cavalos Saimov libera seu peão da torre, ameaçando coroar e Tozinsky é obrigado a trocar cavalos.
Apesar da vantagem de um peão e do “dobrado”, o final foi tenso, digno dos milhares de fãs espalhados pelo mundo que acompanhavam ansiosos o desenlace.
Saimov, dessa vez, não pipocou, como costuma acontecer. Levou a vantagem até o final e venceu.
Foi declarado “Campeão da Melhor de Três” pela FEB (Federação Enxadrística do Banquinho).

SAIMOV  OMNIA VINCIT

By: Saimov Central de Jornalismo. A interpretação imparcial dos fatos.

Foto do momento em que as pretas abandonam o jogo.

4 comentários:

  1. O próximo é você Rafinha Gralhabranca. Quero a cabeça do seu rei

    ResponderExcluir
  2. Parabéns contador de vantagem capivariano. Dúdis.

    ResponderExcluir
  3. Apenas comentei os aspectos táticos de uma partida de xadrez de forma isenta e objetiva.

    ResponderExcluir