quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Editorial.

   Este não é, nem será, um Blog de acadêmicos nerds. Entretanto, postará textos acadêmicos, literários, filosóficos ou científicos que se comprometam com os princípios expostos nesta apresentação. Este não é, nem será, um site para especuladores comerciais e investidores a procura de lucros e vantagens obscuras na net (rede). Aqui não imperará a “Lei de Gerson”!  Contudo, estará aberto aos que quiserem contribuir com soluções aos problemas nele discutidos.  O Blog também não foi criado para propagandear o nome de nenhum autor em particular, nem para divulgar as obras que fazem a cabeça de um ou outro dos membros do grupo do “Xadrez”. No entanto, sempre que possível, serão oferecidas as referências bibliográficas dos trabalhos consultados por seus membros para fundamentarem seus argumentos; o que significa que aqui serão respeitados os direitos autorais e leis de propriedade intelectual vigentes no país. Este Blog não surgiu para veicular lixo eletrônico, e muito menos plágio de refugo cultural. Não obstante, isto não quer dizer que haverá ‘censura prévia' de material para publicação. Entendemos que: (a) Seus membros serão esclarecidos o suficiente para evitarem as vulgaridades e banalidades dispensáveis, que só fazem por ferir a sensibilidade de pessoas, gêneros, grupos religiosos, etários e raciais; (b) Que estarão cientes do respeito devido às tradicionais e as novas identidades sociais; (c) Que cuidarão de evitar o desperdício de valiosos recursos informacionais, como o presentemente oferecido, sabedores da inacessibilidade informativa generalizada vivenciada pela maior parte de nossa população; sabedores da carestia e marginalização sofrida por nossos povos nativos; da miséria em que vivem os desabrigados, os indigentes, os idosos de baixa ou nenhuma renda, as famílias empobrecidas, os “meninos de rua”, os migrantes e imigrantes de nossa terra, os presidiários escondidos do resto da população por um asqueroso apartheid social de causas históricas.  
   Quase todos estes foram vítimas de um sistema econômico/político explorador e torturador, cujos propagadores não se envergonham de se apresentarem nos nossos plenários e câmaras legislativas com suas contas bancárias recheadas com nossa riqueza nacional, de desfilarem em nossas avenidas com seus carrões importados, de planarem em nossos céus com seus jatinhos e helicópteros, de fincarem raízes em nossos campos com seus latifúndios usurpados, e de boiarem em nossos mares e litorais com seus iates, lanchas e sobre suas ilhotas particulares! Estes, que não se ressentem do contraste marcante entre suas inúteis viagens internacionais, cujo proveito, se existe, é o mais egoisticamente imaginável possível, e a visão dos lamentáveis e indignos transportes oferecidos pelo Estado aos nossos trabalhadores rurais, aos nossos estudantes, aos nossos operários metropolitanos, aos nossos doentes...  Aqueles que, além da desfaçatez explícita de nos roubarem sob nossos narizes, não se cansam de lembrar-nos autoritariamente sobre “com ‘quem’ estão falando!”. É sobre eles, com eles, e com a classe política comprometida com este ‘status quo’ que os representa, que falaremos da exclusão e injustiça social geral que grassa em nosso país. Nossos membros hão de entender que usuários de recursos como este Blog, por mais banal que o serviço possa parecer hoje, são privilegiados em vista da condição em que vive e se comunica a maioria alienada de nosso povo, e que estes internautas estão também endividados com estes que contribuem compulsoriamente, pela força opressora do monolítico, jurássico e voraz Estado brasileiro, com seu suor, seu sangue, seus filhos e sua energia vital para a manutenção desse enorme Leviatã enfermo...
   Este Blog, portanto, não foi idealizado para incentivar ainda mais o consumismo desenfreado e extasiado que caracteriza nossa sociedade atual. Isto tudo já esta sendo feito agora mesmo, nos moldes capitalistas e em ritmo alucinante, por meios mais rentáveis, otimizados e eficazes, por toda a sociedade contemporânea, e seus reflexos na web (teia) são muito óbvios para serem comentados, e muito mesquinhos e repugnantes para serem aqui reproduzidos.
   Pretendemos constituir um fórum de debates aberto. Debates que busquem respostas e soluções que amparem, sustentem e auxiliem a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária. Utópico? Talvez... Mas “um sonho que se sonha junto é realidade” (Raul Santos Seixas)
   Portanto, estaremos sempre abertos aos leitores que desejem criticar, debater e contribuir para a elaboração de uma arena democrática de diálogos.

8 comentários:

  1. Acho que você não tem o direito de publicar um editorial, em um blog coletivo, sem aprovação dos demais. Publique o que quiser, mas não como opinião coletiva. Ao menos assine para que não fique parecendo ser um texto fruto de comum acordo


    SAYMON

    ResponderExcluir
  2. É, meu caro Dud's, acredito que o Symov esteja certo...Mas não quero me meter, estou me divertindo com essa treta hahahahahhaha!

    Rafinha Capa Blanca

    ResponderExcluir
  3. Sua opinião chegou tardia colega. Pedi para que lesse e comentasse o tal editorial faz uma semana. Seu "pitéco" não fez nem cócegas.

    ResponderExcluir
  4. Que fique claro que eu lí antes, não concordei, expressei minha opinião e mesmo assim o edital foi postado.
    Saymon

    ResponderExcluir
  5. Esforcem-se bastante! Quem sabe produzam algo melhor. Mas não se juntem para falar-me sobre "direitos". Aos quintos com eles. Estes foram instituídos por privilegiados para excluir, e não para incluir. Felizmente, não sou tão deslustrado senhores e por natureza dessimpatizo fortemente com “leis”.

    ResponderExcluir
  6. KKKKKKKKKKKKK..."PITECO" não tem acento, Dud's!!!
    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em L,N,R,X, I, IS, UM, UNS, US, AM, ANS, ÃO, ÃOS, ONS, PS.

    OBS: SIMULACRO tbm não tem acento a sílaba tônica é o "LA".

    Rafinha Capa Blanca

    ResponderExcluir
  7. KKKK... Que engraçado... Estou me mijando de rir!! Obrigado pela lição de gramática Rafinha "Pasquale". Espero que tenha entendido o recado, não esta nas entrelinhas... Até você pode captá-lo... KKKK... Bom é rir por último... KKK.

    ResponderExcluir
  8. KKKK... Aliás, pitéco é um neologismo, não é mesmo...? Na verdade, uma palavra antiga com sentido novo... KKKK. Você se adiantou aos censores gramaticais de plantão!! KKKK... Muito bom! Parabéns! Outro neologismo: Pitecóide Pasqualiensis. Procure no seu dicionário de bolso o significado. KKKK...

    ResponderExcluir