sábado, 19 de fevereiro de 2011

A VOLTA DO BISPO PRETO



Saimov e Mauricin se enfrentaram na tarde de sábado (19) no costumeiro banquinho do xadrez. Saimov (brancas) iniciou com uma abertura do P4D E P4BD, que logo lhe deu hegemonia no seu flanco esquerdo do tabuleiro.
Mauricin propôs várias trocas, mesmo não tendo vantagem material alguma. Ele deve ter lido pelas metades a Teoria da Simplificação de Capablanca.
Após os deboches iniciais ele logo se viu em um dilema. Saimov fez uma ameaça dupla a sua torre e ao bispo preto. Matutou, coçou o bigode...Pasmem, sacrificou o bispo preto...O suspiro final do bispo anunciou o colapso das pretas.
Tentando reverter o abalo psicológico pela perda de seu clérigo, Mauricin entrou em uma espécie de transe religioso. Desenvolveu uma fé patológica na volta do bispo preto. Tal qual Dom Sebastião, vislumbrou seu “bispo messias” voltando ao tabuleiro prometido para resgatar as negras do massacre iminente.
Não voltou, pelo contrário. Seus últimos peões foram fazer companhia ao bispo no descanso eterno. As imagens dispensam mais palavras. 


                                Só então ele desistiu de se debater
                        As viúvas de Mauricin choram. Ou seriam seus bispos pretos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário