quinta-feira, 10 de março de 2011

Não maltratem os idosos...

Boa tarde, senhoras!
Eu não poderia deixar de ressaltar ainda as últimas e fraquíssimas referências debochantes a minha estatura feitas pelo modelo espartano e exemplar maior da raça ariana, Dud’s Fudinsky, o qual vem nos abrilhantando com sua irreverência digna dos passos de uma verdadeira Ana Hickmann capotando em pleno sambódromo carioca.
Realmente a estatura e o porte físico desse soldado espartano fazem inveja a qualquer “Mike Tyson”. Essa mistura perturbadora de genes deu ao nosso amigo Dud’s Chupinsky uma estrutura ímpar, praticamente uma seleção natural feita dentro do microcosmos de seu próprio organismo. Darwin daria a vida por um fio de cabelo desse espécime surreal!
Conforme podemos perceber claramente, a estatura física desse personagem mítico transcende e muito os padrões brasileiros.
Mas até mesmo os seus 1,90m de pura beldade não conseguiram resistir longamente à ação do tempo e as marcas da idade já avançam visivelmente por cada uma de suas 4 décadas de vida.
Dud’s Caidinsky chega assim à terceira idade sem conseguir esconder seus “arranhões de guerra”, mas nada que o uso contínuo de “Sustagem” somado a algum outro suplemento vitamínico não resolva.
Dietas balanceadas preparadas especialmente para pacientes geriátricos também ajudam. Nada muito pesado, um suculento miojo na janta já é suficiente para forrar seu cansado estômago fatigado. Recomenda-se não jantar após as 18 horas.
Ao dormir, aquele que outrora esbanjava vigor, hoje já leva (por precaução apenas) um camuflado “papagaio” para o quarto, caso venha a sofrer de incontinência urinária e chegue a padecer dos intempéries de ter que dormir molhadinho...
O cuidado com os esportes também é necessário. Pedalar e correr são muito importantes, tendo em vista a osteoporose que se avizinha, embora xadrez e sinuca sejam mais adequados à carcaça já cansada do nosso herói (não é à toa que seu apelido é Rui Chapéu), além, é claro, de ajudar na prevenção do Alzheimer. Dar milho aos pombos e rezar o terço também servem de atividades ludorterápicas podendo retardar os efeitos da depressão.
Mas não se preocupem, porque nosso herói da terceira idade é criterioso e sempre faz check ups regulares, repetindo religiosamente o exame de próstata. “Prevenir é melhor que remediar” – eis o seu lema.
A reposição hormonal também não costuma ser problema, com exceção do último mês em que o nosso herói tomou progesterona por engano por não ter conseguido ler adequadamente o rótulo do medicamento a ser comprado na farmácia. Sim, foi culpa da catarata...
Bem, meus parcos leitores, como os senhores podem atestar, a ação do tempo é brutal e mesmo o nosso herói espartano de 1,90 m de altura hoje não conta com mais de 1,70 m ou coisa assim. O tempo realmente muda as pessoas. E até mesmo Dud’s Velhinsky que detestava as leis jurídicas e debochava do Direito hoje sente o conforto de poder contar com o Estatuto do Idoso. É isso ae Dud’s, mais qualidade de vida na sua terceira idade!!!

Rafinha Warrior

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Dud's, meu caro amigo Dud's Chupinsky, nao se exalte por ninharias. O bom humor sorri a todos. Basta um puco de espirituosidade! Agora sobre a possibilidade de morrer amanha, bem, eu diria q minha religiao me convida a pensar nisso todos os dias, sem respostas prontas, sem caminhos tracados, apenas os passos de cada dia. Nada de pensamento burgues, nada de apego a regras juridicas ou filosofias pos-modernas. Apenas o caminho de cada dia que se faz ao caminhar. Estar ou nao preparado eu nao sei se estou, confesso minha pequenez nesse assunto, mas digo q receberei a minha paga de bom grado, confiante em minha fe. Boyzinho ou nao, eu vou como vc... mas nao se zangue, Dud's, foi apenas um texto q julguei ser divertido, da mesma forma q os gremlings, frodos, gnomos, anoes e afins la do outro comentario...hehehehehe abrasss

    ResponderExcluir
  3. Rafa, decidi apenas retocar o comentário, por razões estéticas.
    Falando em idade, mais uma vez senti a plangente saudade de minha avó materna, Maria Lessa. O ser humano mais doce, mais meigo, mais agradável, bonito e blandicioso que já conheci... Que falta ela me faz cara... Morreu aos 90 anos, sorrindo para mim em um dos leitos da Santa Casa, após uma série de incidentes que se provaram letais. Não a vi se queixar ou desesperar em nenhum instante; nem a vi culpar ninguém, nem nada. Foi-se leve, agradecida e, de certa forma, acredito, contente por ter vivido tanto. Analfabeta, estrangeira, simples e pobre, trabalhou demais, mais até do que muitos homens aguentariam. Lá em São Paulo Capital, ajudou, segundo história de família, a construir a igreja da paróquia da "Fazendinha", bairro onde morávamos, e onde se casaram meus pais, se estou certo em minhas recordações. Ela tinha, ao contrário de mim, muita fé. Uma fé católica inoxidável perante a oxidação que a vivência produz em nossas crenças, ou que produziu, ao menos, na minha. Ela nunca me abandonou. Mesmo nas minhas piores fases. Talvez acreditasse mais em mim do que eu mesmo...
    É nela que me exemplo para "continuar" a viver Srº Rafa, e não em modelos espartanos, hollywoodianos, ou romanos, como julga sua vã, frágil e burguesa imaginação. Sabe mais? Estou feliz por ter trinta e nove, por ter “chegado” aos trinta e nove... Já estou fazendo uns quinze ou vinte anos de alegres “horas-extras” na superfície do orbe, truta. E você? Será que você chegará a essa avançada idade? Quem garante né?? A caveira encapuzada, aquela da foice, já me abordou dezenas de vezes, mas nunca tomou uma resolução definitiva a respeito do meu caso. Tá engavetado! Já pedi, mas ela simplesmente me ignora..., fazer o quê? Contrariar a Natureza como fez meu irmão? Não! Porque amo e respeito os meus, e porque respeito e reverencio também a Natureza. Mas estou preparado para morrer amanhã!! Sem pedir prorrogação, sem barganhar, sem medo. Sem dramatizações ou lágrimas. Se a Natureza quiser e enviar sua emissária, será amanhã e ponto final. E você boy? Está preparado? Porque “ela” não discrimina idade, nem estatura, nem status social, raça, gênero ou situação financeira. Nada, nem ninguém, pode garantir que o recém nascido mais viverá mais que o octogenário internado...
    Acho que nós dois temos razão, mesmo estando ambos enganados. Contraditório? A diferença do homem para o moleque não esta mesmo na estatura física..., e tampouco na idade. Existir é ser ou não ser. Sou eu e o todo, ou eu e o nada. És tu e o todo, ou tu e o nada. É ele e o todo, ou ele e o nada. Somos nós e o todo, ou nós e o nada. Sois vós e o todo, ou vós e o nada. São eles e o todo, ou eles e o nada...

    ResponderExcluir