sexta-feira, 29 de abril de 2011

NOVOS RUMOS

Tendo em conta as recentes rusgas entre os amigos do "banquinho" e algumas divengências em torno da finalidade do blog, conversei com o Eduardo e chegamos á um acordo. Porém, somos só metade da diretoria executiva (bela b...), assim, preciso da opinião dos amigos Rafinha e Ebola.
Entramos em acordo em torno de algumas questões, que teriam simplesmente o caráter de sugestões e não regras.
Pensei na melhor forma de concilia-las com a total liberdade que vem caracterizando nosso blog. Bem vamos lá:

1- Postarmos uma quantidade menor de textos por semana, pois mal um texto aparece outros o jogam pra "escanteio", assim, não há tempo para o debate.
2- Todos que postarem textos assinarem os mesmos com sua respectiva ID, para que terminem os problemas de textos anônimos. Os comentários, seria recomendável a assinatura, mas não regra. Acho que pessoas "de fora" não precisam assinar, mas nós sim (isso já vem ocorrendo na maioria dos casos).
3- Equilibrarmos mais a proporção entre "textos para debates" e "textos humorísticos". Para que o blog não fique apenas nas futilidades e nem acadêmico.
4- Se um colega propor um tema para debate os outros comentarem ou postarem sobre o mesmo assunto, na medida do possível, das afinidades e da vontade, claro.
5- Passarmos a senha só com a aprovação de todos membros. Pessoas "de fora" podem postar de outras  formas (mandando textos por e-mail ou o algum de nós incluindo como colaborador.

Bem, isso é apenas algo que conversamos e entendemos ser bom para melhorar nosso blog. Mais uma vez ressalto, não são regras e sim parâmetros flexíveis. Não é uma crítica a ninguém, mas simples sugestões. Fazendo uma auto-crítica, eu mesmo tenho mania de postar textos desnecessáriamente.

Bem, como só eu e o Eduardo entramos em acordo, precisamos que Ebola e Rafinha aprovem também. O que vocês acham? Alguma outra sugestão?

SAIMOV

7 comentários:

  1. Conforme requerido pelo Saymon, seguem minhas humildes considerações:

    1) Não vejo razão para limitarmos os textos postados por semana. Basta aumentarmos o número de postagens exibidas por página. Esse procedimento é facilmente realizado nas ferramentas de página do blog.

    2) Não vejo razão para mantermos o anonimato. Quem não quer assinar o que escreve não quer responder por suas palavras. Para mim, o anonimato deveria ser abolido absolutamente. Somos todos maiores e é um DEVER assinar o que escrevemos. É, inclusive, medida mais acertada do ponto de vista ético. Não assinar o que escrevemos é faltar com a responsabilidade inerente à manifestação de nossas opiniões.

    3) Impossível criar um "equilíbrio" entre textos humorísticos e de debate. Todos somos livres para nos expressarmos a cargo de nossas vontades. Então, se já escrevi alguma piada na semana não poderei mais postar naquela semana??? Quem quiser leia as piadas, quem não quiser, apenas poste o que melhor lhe convir.

    4) Se comentários e postagens ficarem a critério da afinidade e vontade, então as coisas continuarão como sempre foram...livres!!!

    5) O problema da senha é grave. Ninguém "estranho" deveria ter a senha do nosso blog. Ele não tem caráter público. Ninguém que não tenha interesses diretos em postar no blog não deveria ter a senha, até mesmo por uma questão de privacidade e segurança. Por exemplo, ninguém tem a senha do meu blog particular, embora várias pessoas postem comentários por lá. Há vários canais de comunicação, p. ex. e-mail. Quem quiser ver um texto seu publicado, apenas mande por e-mail e publicaremos (com as devidas ressalvas).
    Dar a senha do blog para estranhos é o mesmo que deixar alguém usar a sua cueca...hehehehe!

    Rafinha

    ResponderExcluir
  2. Então Rafinha, o que coloquei são apenas sugestões a levarmos em conta quando formos postar textos. Entendo seu argumento e por isso friso: Nada teria o caráter de regra. Claro que se poderá postar o que achar adequado, são apenas parâmetros bastante flexíveis.
    Falei em postarmos menos textos por semana para valorizar os que são publicados, para todos serem lidos e terem tempo de serem comentados, ou não. Colocar mais textos na barra de rolagem é uma eterna briga que travo com o Ebola, mas acho que mesmo isso não resolve.
    Quanto a comentarmos os textos em torno de um eixo, é só para aprofundar discussão. Acho, por exemplo, que seu texto e o vídeo do Ebola merecem ficar mais tempo no "topo do blog".
    Mas ressalto, não são regras. São apenas parâmetros para ter em mente, pois cada um tem o bom senso necessário.
    Por fim, esses parâmetros servem mais para mim mesmo. As vezes o que eu posto como texto poderia colocar como comentário e valorizar o texto de um colega. Como seu texto, por exemplo.
    O que coloquei serão coisas que levarei em conta ao postar algo, mas...todos são livres para procederem como entenderem.
    abraço
    Saymon

    ResponderExcluir
  3. Algumas considerações:

    Pessoal, sou contra controlarmos o número de postagens, por muitos motivos. Os programas de busca em SEO colocam os blogs que tem publicações frequentes no topo da lista de pesquisa, em sites de busca como o GOOGLE. Somado a isso, blogs com mais textos,em geral, são mais atrativos e "captam" a atenção de seus leitores, tornando-os fieis nas leituras.

    Em meu blog, posto um ou dois textos por dia e sempre tenho um ou outro comentário e algumas visitas, isso acontece porque eu organizei as postagens. Eu sugeri que todos colocássemos "MARCADORES" em nossas postagens, por exemplo na postagem do vídeo eu coloquei "EDUCAÇÃO", qualquer pessoa que tiver interesse em ler algo sobre educação e clicar no link no canto esquerdo do blog terá acesso ao meu texto. O problema é que ainda não fizemos isso com os textos que temos postado e com os antigos. Outra coisa, para que essa estratégia de organização funcione faz-se necessário que coloquemos marcadores simples e generalizados. Pensem bem, uma pessoa coloca "BESTEIROL", ai outro coloca "MERDAS" e outro "MUITA MERDA", enfim...não está organizado não é?

    A questão da mudança de senha, bom fui eu quem sugeri pois não quero problemas com o layout ou outras coisas que podem acontecer, tal como textos apagados.
    Sobre comentarmos em nossos texto, bom isso já é feito, não é?

    Bom a questão não é mudar, mas sim ORGANIZAR. a sugestão está ai, cabe a vocês classificarem seus textos...

    Bom, por enquanto é isso.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a idéia do Ebolas dos marcadores vai ajudar bastante. Vamos definir então alguns marcadores comuns, para não acontecer o que o Ebola falou (merdas, merdas boas, merdas ruins...)
    Sugiro que o Ebola defina uma meia duzia de marcadores a serem usados por todos. O que acham?
    Exemplo: Xadrez, humor, debate...Precisa mais que três para dar conta da variedade?

    ResponderExcluir
  5. Fecho com o que o Ebola sugeriu e acho que resolve os problemas.
    Ele encontrou a fórmula certa para conciliar a liberdade com a organização.

    ResponderExcluir
  6. Boa, tomei a liberdade de colocar alguns marcadores em alguns textos, eles podem servir de base para que vocês os coloquem em seus textos.
    São eles: Humor, Debates, Direito, Diretoria, Educação, Política, Curiosidades, Xadrez

    ResponderExcluir
  7. Fecho com o Ebola. É necessário organizar. A razão é simples e um exemplo ajuda. Suponhamos que o Rafael Bata Branca tem uma epifania em plena festa universitária, depois de fumar um sabugo de mato brabo. Ou melhor. Suponhamos que o Rafa tem um 'insight' místico após compartilhar uma copo de absinto ‘batizado’ com ácido lisérgico numa dessas Raves GLS irregulares que ele freqüenta, e quer compartilhar a experiência. O jovem não pode esperar até semana que vem, pois a barato já terá passado, ele estará “down” e de volta à sua rotina ‘normal’ (se é que se volta mesmo ao normal depois dessas viagens...).
    Ou suponhamos que estou de TPM de macho, de muito mau humor, circunspecto e sombrio, mais que meu normal, e que estou querendo compartilhar dúvidas oceânicas e assuntos existenciais. Seria bom ter uma página para discutir seriamente temas do tipo, sem ser constrangido por piadistas de plantão.
    Organizar o site sim, limitar as publicações não. Esta é minha opinião.
    Eduardo Tozzi Bonilha. Dud's.

    ResponderExcluir